Título: Santos Dumont – Bandeirante dos Ares e das Eras
Autores: Homero Pimentel e Paulo Urban
SANTOS DUMONT, BANDEIRANTE dos ARES e das ERAS, editora Madras, 248 páginas, 31 fotos didaticamente selecionadas, é resultado de uma detalhada pesquisa histórica, trabalhada com elegância literária e sensibilidade por seus dois autores, pai e filho respectivamente.
Prêmio Clio de História de 2006, concedido pela Academia Paulistana da História, e Prêmio Centenário da Aviação, 2006, conferido pela Academia Brasileira de Aeronáutica.
O livro tem distribuição nacional e pode ser encontrado nas melhores livrarias; pode ser também adquirido diretamente por meio do site da editora Madras: www.madras.com.br
Muito mais que uma simples biografia, SANTOS DUMONT, BANDEIRANTE dos ARES e das ERAS é uma obra que se propõe a resgatar o verdadeiro sentido da alma nacional explorando aspectos fundamentais da vida daquele que foi, acima de tudo, um brasileiro cuja existência esteve dedicada à humanidade, em nome do bem comum. Isto porque Santos Dumont não foi somente o primeiro homem a solucionar o problema do “mais pesado que o ar”, como revolucionou o mundo com seu invento, alçando a consciência planetária a um inédito portal, passagem para as conquistas espaciais da Nova Era.
Uma obra é lúcida e corajosa que, em texto fluente, passa a limpo com todas os nomes e letras a verdade dos fatos quanto à malfadada polêmica que atribui absurdamente aos estadunidenses irmãos Wright a façanha de terem inventado o avião antes de Dumont. Mas os autores não buscam justiça só aí: sobrevoam ainda a eletrizante epopéia do balonismo, pioneiramente trilhada por brasileiros ilustres, cujos nomes, entretanto, também estão desconsiderados pela versão européia dos fatos.
A obra oferece ainda um Post Scriptum especialmente dedicado ao intrincado tema do suicídio de Santos Dumont e aprofunda-se no denso mundo psicológico de nosso herói, aqui tratado com absoluto respeito e sob o rigor do olhar psicoclínico de Paulo Urban e Patrícia Lucchesi (que também redigiu o prefácio), ambos psicoterapeutas.
Os leitores que mantenham seus cintos bem apertados, em SANTOS DUMONT, BANDEIRANTE dos ARES e das ERAS é possível viajar sobre o pitoresco e o insólito, voar sobre o extravagante e o surpreendente que foi a vida de Dumont.
Uma agradável leitura presa às asas da fantástica aventura daquele cuja missão foi a de estreitar a distância entre os homens, ensinando a todos nós, pilotos ou passageiros na vida, que é possível crer até mesmo em nossos sonhos mais fantásticos!
Olhando pela janelinha: Leia também aqui em nosso site o texto que explica tim-tim por tim-tim o porquê da absurda e infundada crença que faz muita gente mal informada ou mal intencionada defender terem sido os mercenários irmãos Wrigth os inventores do avião.
E são três as principais razões que concorrem para o plantio desta descarada mentira: Santos Dumont – O Brasil Voou Primeiro
Dumont Psiconauta. Grato Dr. Paulo!
Venho escrever esta mensagem como agradecimento aos autores. Em 2018, ano do início dos meus estudos espirituais, deparei-me com o livro de Santos Dumont em um sebo em Araruama, região praiana do Rio de Janeiro, e simplesmente foi um dos melhores livros que eu já li na vida. Comprei pela curiosidade, porém acabei por descobrir um mundo imenso que esse livro pôde me mostrar, uma história que me era desconhecida de grandes homens brasileiros.
Este livro foi extremamente importante para mim e o recomendo a todos até os dias de hoje, pois é um trabalho espetacular. Muito obrigado.