Amigo da Alma Rotating Header Image

[Livro] O que é Tarô

livrotaro1BTítulo: O que é Tarô
Autor: Paulo Urban

Ao contrário do que muitos pensam, os oráculos não se prestam para ler o futuro, mas sim para lançar luz sobre os momentos mais críticos de nosso presente. O Tarô é um jogo de cartas que funciona segundo o sistema oracular. Através de uma abordagem junguiana e em linguagem clara este livro apresenta o tarô como importante instrumento para o conhecimento do psiquismo humano, mostrando como a sequência de suas cartas se constitui, assim como o processo psicoterapêutico, em um caminho para o auto-conhecimento.

Formato: 11,5 x 15,7 cm
88 páginas
Editora Brasiliense
Coleção Primeiros Passos – Uma Enciclopédia Crítica

O livro tem distribuição nacional e pode ser encontrado nas melhores livrarias ou adquirido  diretamente pelo site da editora Brasiliense: www.editorabrasiliense.com.br

3 Comments

  1. PAULO JORGE BRITO E ABREU disse:

    Saúdo, na casa lusitana, a Psicoterapia ou Arterapia do Encantamento: é que o Artista, ou arteiro, é o que se pinta e maquilha diante do espelho – e cada Arcano, do Tarot, é uma imagem espectacular, ou especular, do «notário» e do nosso Inconsciente Colectivo. Um passo além de Freud, que nominava essas imagens de «resíduos arcaicos», Paulo Urban, na linha de Jung, as denomina, no arquivo, de Arquétipos-Arquitectos – porque o Mito é uma metáfora, e «Arquitecto», no étimo, é o «chefe dos operários»: pois obreiro, aqui, é aquele que labora no princípio, ou processo, da individuação, na tomada de consciência do Mago interior. Queremos dizer: contra «o abaixamento do nível mental» que tipifica, pra Janet, a neurose e depressão, significa e dignifica, a escola de Urban, a afirmação, uma Alquimia, uma Ab-reacção. Saudemos, entanto, a Ludoterapia ou Logoterapia – a que faz, da «imago», uma auto-sugestão, a numinosidade, o predicado e auriga da sincronicidade.

    PAULO JORGE BRITO E ABREU

  2. carmen r dias disse:

    Tenho o livro com ilustrações do artista paulista e comentado por você,
    maravilha a ser guardada na cristaleira, junto às minhas reliquias,
    e agora vou adquirir este outro livro, pois o conhecimento que Dr Paulo Urban
    traduz é o vinho dos deuses para os viventes.

    Grande abraço

    Carmen.

  3. Mara Flores disse:

    Paulo, você me fez apaixonada. Apaixonada pela viagem arquetípica do tarô, que ao passar dos anos aprendi a ler com os olhos d’alma, desenvolvendo uma intimidade que só mesmo um “LOUCO” poderia traduzir, rsrs… Hoje faço consultoria com tarô + Coaching+Orientação Comportamental.

    Quando um mestre fala, o discípulo acolhe. Lembro de uma definição que deu sobre a Lua e a Estrela.
    “Quando atravesso a noite escura da alma, ninguém caminha ao meu lado e a única força que me impulsiona, é saber que do outro lado está a Esperança.”

    Um grande beijo. Sou sua fã.

    Mara Flores

Leave a Reply